fbpx
COSPLAY SPACE
M á g i c o
Onde a magia se torna realidade

A confraternização entre cosplayers de todo o Brasil traz, para perto do público, encontros improváveis de personagens de diferentes universos. Além de uma área dedicada a eles, um Concurso de Cosplay é realizado diariamente e com a grande final no último dia de evento. Cosplayers: a sua hora de brilhar está chegando!

REGRAS E PREMIAÇÃO DO COSPLAY MASTERS

REGRAS CONCURSO COSPLAY

 

  • Introdução

 

  1. Proibições
  2. Categoria
  3. Inscrições
  4. Categoria Desfile
  5. Categoria Individual e Dupla
  6. Premiação
  7. Outras informações

 

  1. Introdução:

1.1. Podem participar: qualquer pessoa, não importando sexo ou origem.

São permitidos:

1.1.1. Cosplays de personagens fictícios de quaisquer origens ao qual o público tenha acesso (animes, mangas, HQ’s, livros, etc); Gijinkas (cosplays humanos de personagens animalescos, como pokemons, digimons, etc); Lolitas; Personagens Originais, que foram criados por fãs ou concebidos da imaginação e Cospobres;

1.1.2. Personagens reais (celebridades) que utilizem algum traje conhecido;

1.1.3. Cosplayers de mídia adulta, desde que estes não estejam trajando roupas incompatíveis com a ocasião, pois o evento é destinado a todos os públicos de todas as faixas etárias.

1.2. Fila: O participante deve estar 30 (trinta) minutos antes no local indicado pela Organização, para a formação da fila. O participante que não estiver presente será imediatamente DESCLASSIFICADO.

1.3. Vagas:

Serão disponibilizadas:

1.3.1. Categoria Desfile:

– Tradicional: 30 vagas

– Power Rangers: 30 Vagas

– Chaves: 30 vagas

– Lolita: 10 Vagas

– Mirim: 15 vagas

– Cospobre: 10 vagas

1.3.2. Categoria Individual: 10 vagas

1.3.3. Categoria Dupla: 10 vagas

 

  1. Proibições:

2.1. É proibido participar em uma mesma categoria com 2 (dois) cosplays diferentes no mesmo dia.

2.2. É proibido participar em uma mesma categoria com o mesmo cosplay nos 2 (dois) dias de evento.

2.3. Ofensas, palavras de baixo calão, apelo sexual, apologias a drogas ou a algum ato racista são terminantemente proibidos e resultarão na desclassificação imediata do participante.

2.4. Apresentações que infringirem a lei (como aliciamento de menores, atentado ao pudor, etc). Os mesmos ou seus responsáveis legais responderão criminalmente por seus atos.

2.5. Não será permitido o uso de materiais viscosos e/ou líquidos, fogos de artifício, fogo, tintura tóxica, solventes, extintores, abrasivos, corrosivos ou qualquer substância nociva. Não deverão ser utilizados materiais como papel picado, purpurina, espuma ou qualquer outro material que possa danificar o palco e/ou atrapalhar a apresentação seguinte.

2.6. Não será permitido o uso de qualquer tipo de acessório ou arma que apresente risco para o cosplayer ou qualquer outra pessoa, sendo recolhida logo na entrada do evento. (Vide regras do evento)

 

  1. Categorias:

3.1. O concurso tem 3 categorias:

Categoria Desfile (categoria unicamente individual):

Subcategorias:

Tradicional: Personagens oriundos de animes, mangas, filmes, HQ’s, celebridades, mídia adulta (desde que esteja de acordo com as regras do evento e a regra 1.1.3).

Power Rangers: Personagens inspirados na série Power Rangers, independente da franquia.

Chaves: Personagens inspirados na série chaves ou chapoilin.

Mirim: Subcategoria para participantes de até 10 (dez) anos.

Lolita: Moda japonesa que se inspira em parte na cultura “kawaii” (fofa ou adorável) e na nostalgia de outros tempos, sejam períodos históricos (vitoriano ou rococó) ou simplesmente na própria infância.

Cospobre: Subcategoria destinada a cosplays “baixa renda”, onde a criatividade para reproduzir determinado personagem, sendo o mais fiel possível dentro de seus recursos limitados, contará como principal quesito de avaliação.

Kigurumis não se enquadram na categoria gijinka por não serem tão ricos em detalhes e não humanizarem uma determinada criatura de anime/manga/etc

Categoria Individual: O participante deverá interpretar seu personagem individualmente. A apresentação pode ser em 02 (dois) estilos: Tradicional, que seria uma cena fiel à personalidade do personagem em sua série de origem, ou seja, algo que realmente aconteceu na sua vida e/ou que poderia ter acontecido; ou Livre, que pode ser executada uma releitura, paródias, entre outros.

Categoria Dupla: Serão permitidos grupos de 02 (dois) participantes, que deverão interpretar seus personagens. A apresentação pode ser em 02 (dois) estilos: Tradicional, que seria uma cena fiel às personalidades dos personagens em sua série de origem, ou seja, algo que realmente aconteceu em suas vidas e/ou que poderia ter acontecido; ou Livre, que pode ser executada uma releitura, paródias, entre outros.

3.2. Não se aplica

3.3. Poderá ocorrer a inclusão de categorias e subcategorias extras no concurso, assim como o corte de categorias e subcategorias.

 

  1. Inscrições:

4.1. As inscrições serão feitas on line, com o preenchimento do formulário disponível no final desta página. Deverá ser feita uma inscrição para cada categoria que o participante deseja participar.

4.1.1. Categoria Desfile:

– Tradicional: 0 vagas

– Power Rangers: 0 Vagas

– Chaves: 0 vagas

– Lolita: 0 Vagas

– Mirim: 0 vagas

– Cospobre: 0 vagas

4.1.2. Categoria Individual: 0 vagas

4.1.3. Categoria Dupla: 0 vagas

4.2. O candidato deverá confirmar sua participação com a organização do concurso mediante a apresentação de documento de identidade até as 14:30h.

4.3. Não haverá inscrição no dia

4.3.1. Categoria Desfile:

– Tradicional: 0 vagas

– Power Rangers: 0 Vagas

– Chaves: 0 vagas

– Lolita: 0 Vagas

– Mirim: 0 vagas

– Cospobre: 0 vagas

4.3.2. Categoria Individual: 0 vaga

4.3.3. Categoria Dupla: 0 vaga

4.4. A inscrição deverá ser feita pelo próprio participante, e sua vaga é intransferível (não pode ser dada a outra pessoa). Para a inscrição da Dupla, basta uma pessoa para fazer a inscrição.

4.5. Deverá ser informado no ato de inscrição qual a categoria de apresentação o participante/a dupla deseja fazer (Tradicional ou Livre). No desfile, deverá ser informado qual subcategoria o participante deseja se inscrever (Tradicional, Power Rangers, Chaves, Mirim, Lolita, ou Cospobre).

4.6. Multimídia: não será permitido o uso do microfone. Os participantes deverão entregar no ato de confirmação da participação no concurso ou no ato de inscrição (para inscrições feitas na hora) seu áudio gravado, em alguma mídia, nos formatos MP3, WMA ou WAVE. O arquivo de áudio deve ser testado previamente, para evitar eventuais falhas ou problemas que prejudiquem a apresentação do(s) candidato(s).

4.6.1. Os vídeos deverão ser gravados, em alguma mídia, nos formatos AVI, MPEG ou MKV e deverão dispor dos mesmos cuidados e testes prévios dos áudios, sendo entregues também no ato de confirmação da participação no concurso ou no ato de inscrição (para inscrições feitas na hora).

4.6.2. A organização não se responsabiliza pelo teste dos arquivos de áudio e/ou vídeo.

4.7. Cenários: O uso de cenários deverá ser informado no ato de inscrição, pois deverá ser disponibilizado um curto espaço de tempo (no máximo 30 [trinta]segundos) para a montagem/colocação do cenário antes e após a apresentação.

4.8. Staffs: O uso de staff também deverá ser informado no ato da inscrição. Na categoria Individual, será permitido o uso de até 02 (dois) staffs, e na categoria dupla até 03 (três) staffs.

4.8.1. Staffs do evento não poderão ser utilizados como staffs de participantes do concurso.

4.9. Serão DESCLASSIFICADOS os participantes que não preencherem corretamente o formulário de inscrição ou não confirmarem sua inscrição dentro do limite de tempo estipulado pela Organização.

4.10. Será DESCLASSIFICADO o participante que se inscrever na categoria que não for condizente com o cosplay que estiver trajando.

 

  1. Categoria Desfile

5.1. O participante deverá seguir o trajeto marcado, indicado pelo apresentador, assim como efetuar as pausas perante os fotógrafos e o público.

5.2. Sobre as subcategorias:

Tradicional: Personagens oriundos de animes, mangas, filmes, HQ’s, celebridades, mídia adulta (desde que esteja de acordo com as regras do evento e a regra 1.1.3).

Power Rangers: Personagens inspirados na série Power Rangers, independente da franquia.

Chaves: Personagens inspirados na série chaves ou chapoilin.

Mirim: Subcategoria para participantes de até 10 (dez) anos.

Lolita: Moda japonesa que se inspira em parte na cultura “kawaii” (fofa ou adorável) e na nostalgia de outros tempos, sejam períodos históricos (vitoriano ou rococó) ou simplesmente na própria infância.

Cospobre: Subcategoria destinada a cosplays “baixa renda”, onde a criatividade para reproduzir determinado personagem, sendo o mais fiel possível dentro de seus recursos limitados, contará como principal quesito de avaliação.

 

  1. Categoria Individual e Dupla:

6.1. Tempo:

Individual: 1:30 (Um minuto e trinta segundos);

Dupla: 2:30 (Dois minutos e trinta segundos);

6.2. O palco deverá ser entregue ao apresentador do mesmo modo como estava antes da apresentação, não sendo permitido, em hipótese alguma, o uso de algo que possa causar algum tipo de dano a este ou a qualquer outra aparelhagem que estiver ali presente, podendo acarretar ressarcimento financeiro caso ocorra.

6.3. Início e Fim: Será entendido como início da apresentação o momento que o áudio começar a ser executado; será compreendido como fim da apresentação o momento que o áudio acabar e o(s) participante(s) agradecer(em) o público.

6.4. Caso seja ultrapassado este tempo, o áudio será cortado pela mesa de som e o participante será convidado a se retirar do palco. Não serão aceitas cronometragens de terceiros.

6.5. Todos os efeitos especiais deverão ser secos, caso contrário será ferindo a regra 2.5 das Proibições e isso poderá acarretar a DESCLASSIFICAÇÃO imediata do participante.

6.6. Mesmo após a apresentação, se for comprovado algum dano a outro(s) cosplayer(s), público, etc,  o participante será desclassificado.

6.7. Staffs: Os staffs deverão estar vestidos completamente de preto. Os staffs não podem interagir com os participantes de modo algum, sendo que sua atuação deve ser limitada à de apoio com efeitos e cenários. Staff deve ser uma pessoa trajando vestes comuns, não podendo estar trajando um cosplay. Abusos estão sujeitos a DESCLASSIFICAÇÃO, especialmente em caso de personagem adicional.

6.8. Desistências: O participante que desistir do concurso deverá informar previamente a organização do concurso. Pessoas que desistirem sem aviso prévio poderão ser penalizadas caso essa atitude seja recorrente.

6.9. Cenários: O tamanho máximo (pode sofrer alterações pelas medidas do palco do evento) permitido será 2(dois) m x 2(dois) m x 1(um) m (altura x largura x profundidade respectivamente). Essa regra também é aplicada a peças separadas, ou seja, a somatória de todas as peças do cenário deverá ser os valores limites acima apresentados. A utilização/montagem será de total responsabilidade do participante, tendo este um tempo de 0:30s (trinta segundos) para efetuar a colocação/montagem desde no palco, e 0:30s (trinta segundos) para a retirada após a apresentação.

6.10. Não será permitido o uso de cenários ou acessórios que precisem ser pendurados, pregados, colados ou fixados ao palco. Os cenários e acessórios devem ser de fácil manuseio e transporte. Lembrando que os mesmos serão manuseados pelo(s) próprio(s) participante(s), que será(serão) responsável(eis) para que não sejam grandes e/ou pesados a ponto de não conseguir se apresentar.

6.11. Acidentes: Em caso de acidente em que o participante seja o causador de seu próprio infortúnio, a organização não irá se responsabilizar pelos danos causados. Em caso de necessidade, será acionada a equipe médica de plantão para realizar o atendimento. Custos eventuais com médicos e outros atendimentos não serão subsidiados pela organização. Caso o participante queira, assim mesmo, fazer uma apresentação que apresente risco a sua própria integridade, ele deverá estar ciente de que está assumindo um risco, portanto, solicitamos que seja feito um documento assinado e reconhecido em cartório, isentando o evento de qualquer eventual responsabilidade pelos danos que possam ser causados durante a apresentação e entregá-lo no ato da inscrição.

6.12. Interação com o público e apresentadores: desde que não sejam feitas ofensas ou algum ato que possa causar constrangimento, e seja coerente com o personagem,  é permitida.

6.13. A apresentação poderá ser interrompida a qualquer momento caso alguma regra seja desrespeitada. O participante poderá ser DESCLASSIFICADO e convidado a se retirar do palco.

 

  1. Premiação:

7.1. A premiação total será de R$ 6.000,00, sendo divididos da seguinte forma:

7.1.1 – 1º colocado geral das categorias Desfile, individual e dupla: R$ 1.000,00;

7.1.2 – 2º colocado geral das categorias Desfile, individual e dupla: R$ 500,00;

7.1.3 – 3º colocado geral das categorias Desfile, individual e dupla: R$ 120,00;

7.1.4 – 1º colocado geral das categorias Desfile, Power Rangers: R$ 570,00 + Meet & Greet;

7.1.5 – 1º colocado geral das categorias Desfile, Chaves: R$ 570,00 + Meet & Greet;

 

7.2 Retirada do Prêmio: caso o participante não se encontre no evento no momento em que for anunciado o ganhador, ele deve entrar em contato com a organização do evento para a retirada.

 

  1. Outras informações:

8.1. As regras podem sofrer alterações sem aviso prévio, visando o melhor andamento do concurso.

8.2 Ao se inscrever para o concurso de Cosplay Dreamfest Masters você estará automaticamente CONCORDANDO com todas as normas listadas, e devido a isto os participantes que interferirem no andamento do concurso ou causarem qualquer tipo de intriga antes, durante ou depois do concurso, serão DESCLASSIFICADOS e impedidos de competir no evento seguinte. Entende-se por não colaboração com o andamento do concurso ou causar intriga: atrasar a programação, não cumprir as regras, desrespeitar a organização/o público/outros participantes, entre outros.

8.3. Casos especiais serão avaliados pela Organização e sua decisão será inquestionável.

8.4. Qualquer despesa que os participantes venham a acumular para a participação é de responsabilidade apenas

dos participantes.

8.5 As imagens, vídeos, entre outros materiais dos candidatos e do concurso podem ser utilizados, sem ônus, em diversas formas de mídia pela organização do evento sem acarretar em compensações financeiras aos participantes.

*Atenção – Categoria Desfile – subcategoria Mirim: Preencher os campos ‘Email’, ‘Rg’ e ‘Telefone’ com os dados do responsável pela criança. 

FORMULÁRIO PARA INSCRIÇÃO CATEGORIA DESFILE

FORMULÁRIO PARA INSCRIÇÃO CATEGORIA INDIVIDUAL

FORMULÁRIO PARA INSCRIÇÃO CATEGORIA DUPLA

By Escola Elite
Elite Space

A Escola Elite, Instituição voltada para teatro, cinema e publicidade estará presente no evento com a ELITE SPACE, workshop voltado para o publico que queira se preparar para as apresentações com atividades voltadas para EXPRESSÃO CORPORAL e INTERPRETAÇÃO.

E também, palestra voltada para a parte de vídeos com o ator e professor da escola, Marcos Kligman, onde dará dicas de como ter um estúdio e produção muito legais, com poucos recursos. Vale à pena conhecer a ELITE SPACE!

Passa lá e faça sua imersão no universo do teatro e cinema.

Compre já o seu ingresso! Comprar